Os elevadores são sistemas incrivelmente sofisticados e contêm muitas peças que exigem manutenção de rotina para garantir passeios seguros, suaves e ininterruptos para os passageiros.
Esses componentes são divididos por seus locais: a cabine do elevador, o poço do elevador e a casa de máquinas.
A manutenção preventiva comum deve incluir o exame de todas as partes móveis para determinar ajustes e lubrificação apropriados.
A máquina a ser inspecionada inclui o volante – uma polia que gira quando o elevador está em movimento – o motor e seus rolamentos, escovas e o sistema de freio da máquina.
Polias de transmissão e cabos de tração também devem ser rotineiramente inspecionados quanto a deterioração.
A caixa de corrida contém trilhos de guia nos quais a cabina do elevador e o contrapeso funcionam, portas de pavimento, mecanismos de operação e interruptores para equipamentos adicionais de operação e dispositivos de segurança.
A tensão dos cabos de aço requer uma inspeção regular e é um componente vital para garantir que o sistema do elevador seja seguro para os passageiros.
As guias e os conjuntos de rolos devem ser ajustados ou substituídos dependendo de suas condições. A manutenção desses componentes será realizada dentro do poço e fora da cabine do elevador.
O poço localizado na parte inferior do elevador também deve ser examinado, pois ele aloja a polia do cabo e os dispositivos de tensionamento, os amortecedores de contrapeso e os interruptores de limite.
O exame do equipamento localizado no poço do elevador também deve fazer parte de todas as inspeções de manutenção.
Sua limpeza é um pré-requisito, já que os componentes vão ter sua vida útil muito reduzida caso não sejam limpos de acordo.
Peça para o técnico do elevador mostrar como está a situação do poço do elevador.
Óleo e sujeira no chão do poço são indicativos do serviço que está sendo realizado (ou deixando de ser feito).
Outros itens de manutenção de rotina devem ser claramente indicados em um contrato de manutenção de elevador.
É de se esperar que a maioria da manutenção de rotina de um sistema de transporte vertical seja realizada na sala de máquinas.
As máquinas de tração dos elevadores, o quadro de comando, o limitador de velocidade estão todos tipicamente na casa de máquinas.
A manutenção de rotina incluirá a manutenção dos motores, interruptores, geradores, freios, controles e contatos do sistema.
Outros componentes muito importantes presentes no plano de manutenção preventiva dos elevadores são as portas.
As portas do elevador são alguns dos componentes mais usados e maltratados de um edifício.
Elas são a única parte de um sistema de elevador que se move duas vezes cada vez que a cabine atinge um andar desejado.
Além disso, os passageiros batem as portas, impedem que eles se fechem para permitir passageiros adicionais, abrem-nos quando carregam e descarregam cargas.
O abuso e o desgaste das portas do elevador podem fazer com que eles não abram ou fechem corretamente.
Um alinhamento inadequado das portas pode se tornar grave o suficiente para que um desligamento seja inevitável e um acidente se torne possível.
Muitas vezes, os danos às portas de um elevador, inclusive o desalinhamento, estão acima e além do que é coberto por um plano de manutenção preventiva de elevadores padrão e o reparo fica para o proprietário do prédio.
*Além de fabricar, comercializar e instalar elevadores, a nossa empresa também realiza o serviço de manutenção.
Para dúvidas, informações e orçamentos, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender.