A manutenção preventiva e corretiva de elevadores é fundamental para o seu funcionamento adequado.
Mas muitas vezes saber qual a diferença entre os tipos de manutenção nos elevadores é algo que pode gerar muitas dúvidas.
Por isso, iremos te explicar qual a diferença entre a manutenção preventiva de elevadores e a manutenção corretiva de elevadores. Vamos lá?
Manutenção Preventiva de Elevadores
A manutenção preventiva dos elevadores é toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho dos componentes do elevador.
A manutenção preventiva dos elevadores é realizada mensalmente por um técnico em elevadores e é obrigatória para todos os elevadores não unifamiliares. Nela, uma série de requisitos devem ser seguidos para que o elevador tenha uma excelente performance e uma elevada vida útil dos componentes.
Manutenção Corretiva de Elevadores
A manutenção corretiva dos elevadores é definida como sendo qualquer manutenção realizada com o objetivo de restaurar as condições iniciais e ideais de operação dos componentes do elevador, eliminando as fontes de falhas que possam existir.
Dependendo do contexto, a manutenção corretiva pode ocorrer em duas situações distintas:
Devido a uma avaria inesperada e não planejada que tenha ocorrido, como por exemplo a quebra de um redutor ou a troca de uma plana queimada no quadro de comando do elevador.
A manutenção corretiva tende a ser mais frequente em elevadores com um serviço de manutenção preventiva ruim.
Assim, peças que poderiam ter uma vida útil longa precisam ser substituídas, já que não foram bem lubrificadas, ajustadas ou até mesmo limpas, por exemplo.
Nós contamos com o serviço de manutenção preventiva e corretiva multimarcas!
Para maiores informações e orçamentos, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe atender.