A manutenção é a maneira mais inteligente para que o equipamento tenha um ciclo de vida útil maior.
Mas, por outro lado, a sua falta acelera os processos de deterioração, desgastando as peças e apresentando defeitos que, em muitos casos, podem colocar em risco a segurança dos usuários.
É preciso ter consciência de que para ter um elevador é preciso mantê-lo em perfeitas condições de uso, pois se trata de um meio de transporte e a responsabilidade pelas vidas dos usuários cabe ao gestor do edifício onde ele está instalado.
Isso é algo tão sério, que existem normas e legislações específicas que tratam da sua manutenção e, se descumpridas, acarretam penalizações e prejuízos para seus responsáveis.
A manutenção é a maneira mais inteligente para que o equipamento tenha um ciclo de vida útil maior.
Neste texto vamos abordar esse tema e o que você precisa fazer para regularizar a situação e oferecer segurança aos usuários do seu novo elevador. Continue lendo e saiba mais!
Tenho um elevador: com o que devo me preocupar?
Você ficaria tranquilo em viajar em um veículo que não tivesse freios? Embarcaria em um avião com problemas no trem de aterrissagem? Com certeza não!!! Então imagine, utilizar um elevador que se movimenta por dezenas de metros e que não está com os seus sistemas de transporte e segurança em perfeitas condições!
Quando falamos de acidentes envolvendo o equipamento, não se trata apenas da queda, mas também de problemas mecânicos que podem travá-lo ou causar a abertura de portas em locais inapropriados.
Como manter a durabilidade do elevador?
Para que acidentes e problemas de funcionamento sejam evitados, a manutenção é indispensável.
Além disso, quando realizada regularmente, ela colaborará para que a durabilidade do elevador se prolongue.
Geralmente, um elevador tem uma vida útil estimada entre 20 e 30 anos, no entanto, a partir de um processo de manutenção preventiva, esse prazo pode ser estendido ainda por um longo período.
O segredo para isso está em acompanhar periodicamente as condições de todas as peças, engrenagens, sistemas de automação, lubrificação e limpeza, evitando que problemas venham a ocorrer.
Qual a periodicidade de manutenção do elevador?
Para estar sempre nas condições ideais de uso, o elevador precisa passar por processos de conservação mensalmente.
O ideal e mais econômico é que o condomínio ou empresa responsável pelos equipamentos estabeleça um contrato de manutenção preventiva, que venha a garantir o perfeito funcionamento e as melhores condições para minimizar o desgaste natural.
Para serviços de manutenção, orçamentos ou maiores informações, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender.