Não! Por possuir vários itens de segurança, o elevador não despenca como as pessoas imaginam. O sistema de controle de velocidade possui 2 sensores de velocidade, um no motor e um na cabina, 2 freios independentes no motor e 1 freio de segurança fixado na parte inferior da cabina. Basicamente, o regulador de velocidade monitora a velocidade do elevador e quando a cabina excede o limite máximo permitido, ele desliga o comando do elevador, acionando o freio da própria máquina de tração.
Nos casos em que a velocidade do elevador continua aumentando, o freio de segurança sob a cabina é acionado para evitar que a mesma desça em queda livre. O freio de segurança é o responsável pelo travamento do elevador em caso de emergência (por exemplo, alguma falha no freio da máquina de tração). Ele age de forma progressiva, ou seja, gradativamente diminuiu a velocidade da cabina, garantindo a segurança do usuário e evitando danos ao equipamento.
Além disso, cada elevador necessita de no mínimo 3 cabos de aço para suportar 12 vezes o peso do sistema, levando-se em conta a sua capacidade máxima de lotação.
Lembrando que, para que esse e outros tipos de acidentes não aconteçam, é preciso que todos os critérios técnicos/normas sejam seguidos em todas as etapas:
Projeto;
Fabricação;
Instalação;
Manutenção.