O elevador foi realmente uma invenção engenhosa, sem eles seria impossível a existência de grandes edifícios.
Não há dúvidas de que os elevadores tornaram nossas vidas infinitamente mais simples quando se trata de subir e descer os andares de um edifício, mas ainda há algo um pouco estranho neles, certo?
Logo após o início ou a parada de um elevador, você não se sente um pouco diferente? Uma sensação na sua cabeça ou estômago que só faz você se sentir um pouco estranho. Por que isso acontece?
Confira!
Primeiramente, a gravidade!
Sabemos que a Terra tem uma forte força gravitacional e, de fato, a gravidade é a razão pela qual você fica sentado ao invés de flutuar sem rumo pelo ar.
A gravidade tem uma tendência a puxar tudo para ela. Em outras palavras, qualquer coisa que ouse se mover, a gravidade imediatamente começa a puxá-la para baixo, resistindo ao seu movimento ascendente.
Esta é a razão pela qual você sempre volta quando você pula no ar; se a gravidade não estivesse presente, você simplesmente flutuaria para o espaço sem poder voltar.
A 1ª Lei de Newton
Todo esse fenômeno está diretamente associado à lei da Inércia, fornecida por Newton.
A 1ª lei de Newton afirma que “Um objeto ou permanece em repouso ou continua a se mover a uma velocidade constante, a menos que seja influenciado por uma força externa”.
Isso significa que, se uma pessoa estiver em repouso, ela continuará no mesmo estado, a menos que seja forçada por uma força externa (como um empurrão, um puxão ou simplesmente sua própria necessidade de andar).
O mesmo se aplica aos elevadores.
Ok, mas o que isso tem a ver com a minha tontura no elevador?
Quando você entra em um elevador e ele ainda está parado, você não sente nada incomum. Isso ocorre porque as forças que atuam em seu corpo estão todas em equilíbrio.
Como você e a cabine do elevador estão parados, a física diz – e eu também – que o corpo desejará continuar nesse estado de repouso.
No entanto, o movimento súbito do elevador quebra esse estado de repouso e a pessoa começa a se mover para cima, dando-lhe uma estranha sensação confusa na cabeça.
Alguns podem sentir sonolência, vertigem, tontura puxando para o lado direito, uma leve dor de cabeça ou até mesmo labirintite no elevador.
No entanto, esse sentimento dura apenas um curto período de tempo, não mais do que alguns segundos, no máximo. Isto é novamente devido à 1ª lei de Newton.
Já que você está se movendo no ritmo do elevador, as forças atuando novamente em seu corpo encontraram o equilíbrio, fazendo você se sentir completamente à vontade – desde que o elevador não esteja em más condições – que balança e bate todo o caminho.
Eventualmente, o elevador para.
Você vai sentir novamente um repentino movimento quando deixar de se mover e sua cabeça parecer estranha por um momento.
Já que você estava se movimentando, seu corpo queria permanecer nesse estado de movimento, mas a parada repentina quebrou esse movimento, resultando naquela sensação estranha de tontura no elevador novamente.
Mas porque sinto tontura só em alguns elevadores?
Essa sensação de tontura no elevador depende muito de como o elevador se move. Um elevador com arranques e paradas mais suaves será mais desejável do que aquele que te empurra cada vez que começa sua subida ou desacelera até parar.
Mas porque sinto tontura só em alguns elevadores?
Essa sensação de tontura no elevador depende muito de como o elevador se move.
Um elevador com arranques e paradas mais suaves será mais desejável do que aquele que te empurra cada vez que começa sua subida ou desacelera até parar.
Elevadores com uma aceleração maior irá gerar mais vertigem nas pessoas do que elevadores com menor aceleração. Assim, andar de elevador no edifício que você mora pode te dar vertigem e no elevador do prédio em que trabalha não.
Conclusão
Se engana quem pensa que o elevador da tontura por causa do medo do elevador.
A razão do por que o elevador da tontura está relacionada a Física!
É por causa do movimento de aceleração e parada repentina do elevador que as pessoas se sentem desconfortáveis, com tontura, vertigem e até dor de cabeça.
Para dúvidas, informações e orçamentos, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender.