O elevador e o avião são meios de transportes diferentes, mas que possuem muitas coisas em comum.
O avião, por exemplo, é considerado o meio de transporte mais seguro para se viajar. Para chegar a essa conclusão, são realizados levantamentos nos quais são consideradas as distâncias viajadas em comparação aos incidentes ocorridos.
Com base nisso, podemos dizer que viajar de avião é aproximadamente 100x mais seguro do que viajar de carro.
Já o elevador, apesar de serem de outra modalidade de transporte, que é o vertical, também compartilham com o avião a característica de serem extremamente seguros.
Só no nosso país, temos centenas de milhares de equipamentos instalados, que realizam mais de cem milhões de viagens diariamente.
Já o número de aeronaves soma aproximadamente 20.000 unidades, mesmo em escalas tão diferentes, ambos segmentos têm baixo número de fatalidades, em média poucas dezenas por ano em país todo.
Independente de qual meio de transporte é o mais seguro, o fato é que tanto o avião, quanto o elevador, alcançam essa condição por dois motivos: São dispositivos de segurança e manutenção periódica.
Ambos são equipados com itens redundantes, que cobrem uma eventual falha de outro mecanismo.
Assim como o avião pode voar com apenas um dos motores, ou fazer um pouso de emergência sem nenhum deles, o elevador conta com diversos sensores, ao menos dois mecanismos de frenagem independentes e cabos que superam a capacidade de carga em múltiplas vezes, além de outros itens.
Portanto, caso algo venha a dar errado, haverá outros componentes para cumprir a função.
Outro fator que faz ambos equipamentos serem seguros é a verificação e manutenção periódica da sua integridade.
Para dúvidas, informações e orçamentos, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe atender.