As razões existentes para não usar um elevador em caso de incêndio são diversas, mas entre todas, a mais importante tem a ver com o fornecimento de energia.
Em caso de incêndio, é provável que ocorra uma queda de energia e, quando isso acontecer, o elevador para de funcionar de repente.
Os passageiros ficariam presos na cabine enquanto o prédio está em chamas e criaria uma situação de queimaduras de alto risco.
E para piorar, a cabine de um elevador é um dos lugares que apresenta maiores dificuldades aos bombeiros para realizar um resgate em um prédio em chamas.
Além disso, a fim de evitar explosões, o corte de energia é uma das primeiras tarefas que os bombeiros executam para chegar a um edifício que está sofrendo um incêndio.
Portanto, em caso de incêndio, existem muitas chances de ficar preso dentro de um elevador a pessoa que, imprudentemente, decidir usar o elevador.
O poço do elevador funciona como uma chaminé
Quando ocorre um incêndio em edifício, as chamas em altas temperaturas formas gases muito menos densos que o ar, que tendem a se expandir.
E esses gases, por serem menos densos, tendem a subir – inclusive deve rastejar ou agachar quando está em um incêndio – e uma das passagens dos gases é pela caixa de corrida do elevador.
O que fazer?
O primeiro passo é manter a calma como regra básica para realizar a evacuação da maneira mais eficiente possível.
Mais uma vez, o elevador não deve ser utilizado. Você deve utilizar as escadas como rota de fuga. Se houver uma escada externa, o correto é usá-la.
Se há fumaça ou fogo nas escadas, é aconselhável ir para o telhado, porque haverá ar limpo e os bombeiros podem vir mais facilmente para um resgate.
Caso não tenha um telhado, o ideal é aguardar a chegada de bombeiros dentro de uma sala que não seja afetada pelo incêndio e que tenha janelas ou sacadas.
Conclusão
Usar o elevador em caso de incêndio é uma tentação perigosa que cresce quando a pessoa deve se proteger das chamas e tem opções limitadas de mobilidade.
Em tais casos, você deve ter um cuidado especial para descartar completamente o uso do elevador, porque os riscos inerentes à situação de confinamento e o risco de morte são grandes.
O melhor a se fazer nesse momento é usar as escadas de emergência, evitando ao máximo locais com muita fumaça.
Por mais que os elevadores sejam considerados o meio de transporte mais seguro do mundo, para casos de incêndio não é aconselhável não utilizar os elevadores.