Os elevadores são extremamente funcionais e práticos no dia a dia da sociedade. Eles agilizam a chegada e a saída de prédios, empresas ou qualquer tipo de construção.
Além de facilitarem o cotidiano de quem não tem restrições de locomoção, eles também são recursos indispensáveis de acessibilidade, sendo fundamentais para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Entretanto, tão importante quanto a acessibilidade e a comodidade, também está a segurança. Em meio a isso, o questionamento se repete: o elevador é seguro de verdade?
As estatísticas e dados ajudam a compreender, em números, como o elevador se mostra muito mais seguro do que a maioria dos outros meios de transporte.
Atualmente, segundo uma pesquisa da revista americana Condé Nast Traveler, o elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo.
Ele fica na frente até mesmo do avião, que muitas vezes foi considerado como o campeão em segurança.
Veja, a seguir, dados de outros transportes menos seguros do que o elevador, considerando as estatísticas da Condé Nast:
Elevador: 1º meio de transporte mais seguro, as chances de acidente em uma viagem são de 1 em 666.666.666;
Avião: 2º meio mais seguro após o elevador, as chances de acidente em uma viagem são de 1 em 8.450.000;
Trem/metrô: terceiros em segurança, os trens e metrôs também se mostram bastante confiáveis, com 1 acidente a cada 5.050.000 viagens;
Barco: também apresentam bons níveis de segurança, com uma média de 1 acidente a cada 402.000 viagens;
Carro: o mais comum no cotidiano e nem sempre o que mais causa medo, o carro apresenta 1 chance de acidente a cada 18.000 viagens.
Mesmo pequeno, o nº de acidentes fatais com elevadores pode diminuir ainda mais, ou até se tornar nulo, se forem tomados todos os cuidados necessários.
É importante observar se o contrato de manutenção vigente oferece inspeções regulares e outros procedimentos que mantenham sempre o elevador em perfeitas condições, oferecendo completa segurança.
Deu para perceber como o elevador é seguro, não é mesmo? Com a manutenção adequada e cuidados frequentes, as chances de manter esse quadro são sempre as maiores possíveis!