Se acabar a energia, pode faltar ar no elevador?
Não! Apesar de ser fechada, a cabina do elevador deve ter ventilação natural, conforme estipulado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR NM 207. Por isso, se acabar a energia, a ventilação de ar não permitirá que os passageiros asfixiem.
Apertar o botão várias vezes faz o elevador chegar mais rápido?
Não! Quando botão é acionado na primeira vez, o sistema do equipamento já registra a informação, por isso, os demais toques são ignorados.
Se acabar a energia, a cabina fica sem luz?
Assim como a ventilação de ar, a iluminação de emergência dos elevadores está ligada a uma bateria. Portanto se acabar a energia elétrica no prédio, a iluminação de emergência acenderá automaticamente.
O elevador pode abrir suas portas mesmo que não esteja no andar solicitado?
O elevador possui dispositivos de segurança que identificam quando o equipamento parou no andar solicitado. Ainda que o passageiro force a porta para abri-la, se o elevador não estiver no andar, as travas não permitem que haja uma entrada por parte da pessoa.
Qualquer pessoa pode ajudar em caso de parada?
Não! Em caso de parada do elevador, existe um botão de alerta para solicitar socorro, mas não é qualquer pessoa que pode intervir na situação. De acordo com a ABNT, na NBR 16.083/2012, somente técnicos habilitados ou o Corpo de Bombeiros podem fazer o resgate dos passageiros.
O elevador pode despencar em queda livre?
Esse é outro mito! Todos os casos registrados de um elevador caindo em queda livre, sem estar preso pelos cabos, envolvem a colisão de um avião no prédio.
Curiosamente em um desses raríssimos casos, no Empire State Building em 1945, não houve fatalidades. Enquanto o elevador caía por 75 andares, os cabos abaixo de elevador se embolaram formando uma grande mola amortecendo a queda.
O principal motivo de um elevador não cair em queda livre é por causa do Limitador de Velocidade - componente do elevador que atua independentemente do elevador e sua máquina de tração. É ele que atua em último caso, impedindo que o elevador despenque.