Uma das principais recomendações para evitar a expansão da Covid-19 é evitar aglomerações. Essa preocupação também deve estar presente no momento de pegar um elevador.
Pensando nisso, a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) divulgou alguns cuidados para os usuários dos cerca de 400 mil elevadores que funcionam em todo o país:
1- Se puder, use as escadas
Que tal aproveitar para gastar sua energia durante esse período? Caso precise descer ou subir poucos andares, vá pelas escadas! Assim você evita ficar em um ambiente com ventilação restrita e de ter contato com pessoas ou botões que possan estar infectados.
2 - Evite elevador cheio e use sempre a máscara
Com o elevador cheio, você não consegue manter a distância recomendada para não se contaminar ou contaminar outra pessoa caso esteja doente. Por isso, espere a próxima viagem e use sempre a máscara cobrindo o nariz e a boca.
3 - Atenção na hora de tocar os botões e abrir a porta
Você pode utilizar uma luva ou lenço de papel para chamar o elevador, abrir a porta e acionar os botões dos andares. Essa é uma alternativa quando não se pode lavar as mãos em seguida, ressalta o infectologista Wladimir Queiroz, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
4 - Evite encostar nas paredes
Alguém contaminado pode ter encostado, por exemplo, a mão contaminada ao se apoiar dentro do elevador. Por isso, evite se apoiar nas paredes para reduzir as chances de entrar em contato com o vírus.
5 - Limpe o elevador a cada duas horas
Os condomínios também podem contribuir para reduzir a propagação do novo coronavírus reforçando a limpeza do elevador a cada duas horas, dependendo do fluxo de pessoas que o utilizam.
Para que a medida seja ainda mais eficaz, vale limpar também maçanetas e corrimões de todo o andar.