Ao deparar-se com uma paralisação inesperada de um elevador, a tendência comum do ser-humano é agir com o calor da emoção, mas isso pode levar você a tomar alguma decisão errada.
Sabemos que é difícil, mas o segredo é não se desesperar, pois só existem duas equipes que podem solucionar este problema: os técnicos habilitados ou o Corpo de Bombeiros.
Elencamos algumas dicas de como agir diante desse tipo de situação:
- Ao perceber a paralisação do equipamento, acione imediatamente o botão de emergência (caso não exista), pressione o interfone;
- Em hipótese alguma tente arrombar as portas, pois há grandes chances de piorar a situação;
- É importante que o zelador, o porteiro, os seguranças ou quem presenciar a cena, não mexam no equipamento, pois um erro pode ser fatal e pode ser considerado crime.
- Por mais complicado que seja, mantenha a calma, sente-se no chão e faça o mínimo de movimentos;
- Para quem se encontra ao redor do incidente, é importante conversar com as pessoas que estão presas. Distraia-as com perguntas, aja de maneira que transmita calma aos usuários no elevador;
- Ao perceber que o problema é bem mais sério, como um princípio de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros imediatamente.
- Se no seu imóvel possui elevador (es), você pode evitar esse tipo de problema mantendo a manutenção do equipamento sempre em dia.